Últimas notícias

Vereadores apresentam requerimentos para doação de salários em Curvelo


Na última segunda-feira (04), durante reunião virtual da Câmara Municipal de Curvelo, o vereador Humberto Freire Pereira (DEM) apresentou um requerimento pedindo para que a mesa diretora abrisse uma discussão para que os vereadores doassem o seu salário. Freire já havia feito essa proposta, sem um requerimento, na reunião anterior.

O requerimento do parlamentar é fruto de outras duas reuniões. Na reunião do dia 23 de abril o voto de Humberto se somou ao de outros parlamentares para rejeitar o requerimento nº 069/2020, apresentado pelo vereador Luiz Paulo Glória Guimarães (PP), que tratava da redução do salário dos vereadores da cidade durante a crise causada pelo coronavírus. O requerimento foi rejeitado por 8  votos a 7. (leia mais)

A repercussão negativa que a rejeição do requerimento teve nas redes sociais levou Freire a fazer uma proposta, sem requerimento, na reunião posterior. Ele propôs que fosse doado 100% do seu salário líquido, desde que os outros 6 vereadores que votaram a favor do requerimento apresentado pelo vereador Luiz Paulo, fizessem o mesmo. (leia mais)

Segundo Freire, o requerimento nº 92/2020 apresentado por ele, pede para que os vereadores, por ato unilateral, renunciem o recebimento de parte dos seus subsídios e que o dinheiro arrecadado seja destinado para os cofres públicos do municipio, definindo também que o mínimo que o vereador possa receber seja de 1 salário mínimo.

Após a leitura do projeto foi dada a palavra para o vereador Luiz Paulo Glória Guimarães (PP), que criticou Humberto Freire: "Fica clara a demagogia do vereador Humberto. Ninguém aqui, vereador, quer tomar dinheiro ou cortar dinheiro de CPF fora da câmara não. Fora da Câmara eu quero distância do senhor. Muita distância. O corte inicial de sempre, foi um corte na câmara Municipal como instituição, é um sacrifício de todos os vereadores, não é um sacrifício meu ou do outro. Todo mundo sabe, que o senhor votou contra a discussão. E a história minha demonstra muito claramente quem eu sou. Eu já doei ai quase 150 mil reais, já repassei do meu salário e sempre lutando para demonstrar que o salário poderia fazer diferença". Em seguida Luiz Paulo, apresentou o requerimento nº 85/2020, que pedia que a mesa diretora colocasse em votação a doação de 100% do salário dos vereadores.

Ainda durante a reunião, em resposta ao projeto de Luiz Paulo, o vereador Humberto Freire Pereira (DEM) declarou que as doações deviam ser uma iniciativa espontânea e não através de lei. Além disso, o vereador Humberto voltou a destacar a sua proposta, que pede para que todos os vereadores que votaram a favor do requerimento anterior do Luiz Paulo, doassem juntamente com ele, todo o seu salário durante 90 dias (maio, junho e julho de 2020) para as ações de enfrentamento a Covid-19 na cidade.

Em resposta o vereador Luiz Paulo, que doa 50% do seu salário para instituições da cidade desde o início do seu mandato, desafiou Freire a fazer o mesmo. "E ai eu faço um desafio a vossa excelência , que vossa excelência está aqui fazendo desafio a vereadores, parece um menino, provocando os outros, colocando palavra na boca dos outros, falando que vereador votou a favor de 100% ai. O senhor é um demagogo. Então eu peço a vossa excelência, que doe o tanto que doei para cada entidade. Faça essa doação, a partir do momento que o senhor fizer, eu vou ver que o senhor realmente não precisa do salário de vereador igual você falou. Apesar que 2019, você disse que salário de vereador não da pra viver e atualmente você falou que não iria atrapalhar você".

Os requerimentos foram recebidos pela mesa diretora que decidirá quando as pautas serão discutidas. Caso algum dos requerimentos seja aprovado, a mesa diretora deverá elaborar um projeto de lei de acordo com o que foi solicitado na pauta. Esse projeto também terá que passar por votação e ser aprovado pela maioria dos parlamentares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.