Últimas notícias

Com decisão de ministro, igrejas voltam com celebrações neste domingo

Igrejas voltaram a realizar celebrações em Curvelo, neste domingo (04)

Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes, autorizando a realização de celebrações religiosas em todo país, muitas igrejas anunciaram celebrações já para a noite deste domingo de páscoa.

A decisão do ministro foi tomada neste sábado (3) em uma ação movida pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), que alega que a suspensão dos cultos e missas viola o direito fundamental à liberdade religiosa e o princípio da laicidade estatal. Entretanto, Nunes determinou que as medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19 sejam respeitadas, entre elas o uso obrigatório de máscaras e que as igrejas operem com 25% de sua capacidade.

Com a liminar concedida por Nunes Marques, cultos e missas  puderam ocorrer neste domingo de Páscoa. A decisão vale para outros dias também. Em Curvelo, algumas igrejas evangélicas já realizaram celebrações. Entretanto, as igrejas católicas da cidade se mantiveram sem missas até então.

Ação similar já havia sido abordada durante a última reunião do Comitê Covid-19 de Curvelo


Durante a última reunião do Comitê Covid-19 de Curvelo, o vereador Daniel Araújo (PV), representante da Câmara Municipal na comissão, já havia citado um pedido de liminar da Advocacia-Geral da União e do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao STF.

O objetivo do pedido do procurador-geral era liberar os cultos religiosos coletivos no país, durante a Semana Santa. Em sua manifestação, Aras pedia a imediata suspensão de decretos estaduais e municipais. Ele afirma que as atividades religiosas “visam a proteger a saúde mental e espiritual da população brasileira para o enfrentamento de momento tão grave da epidemia”. Entretanto, o pedido ficou sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, que deve definir sobre o assunto apenas na próxima segunda-feira (05), conforme informações do CNN Brasil.

Ao citar o pedido de Aras, durante a reunião do Comitê Covid-19 de Curvelo, o vereador Daniel Araújo, que também é pastor da igreja Sara Nossa Terra Curvelo, ressaltou a importância das igrejas para a sociedade. "Quer queiram, quer não, o cristianismo através da sua bíblia sagrada e os 10 mandamentos, influenciaram diretamente no código penal brasileiro e norteou alguns dos direitos e deveres." - pontuou o vereador.

Logo em seguida, o prefeito Luiz Paulo (PP) concordou que a igreja exerce um papel importante na sociedade e disse que, caso o Supremo definisse pela volta da realização de celebrações, caberia ao município acatar a decisão. "A igreja foi e é base para a sociedade, tem dado o seu apoio toda vez que é acionada e quando não é acionada também. Faz um trabalho realmente espetacular. Você realmente me mandou o pedido do Augusto Aras, que é procurador-geral da república, para o STF. É uma medida, se o STF der ganho de causa à esse pedido da procuradoria-geral, o que cabe a nós é acatar uma decisão do Supremo Tribunal." - sinalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.