Últimas notícias

Coronavírus: Curvelo progride, mas os números da pandemia continuam altos

Secretário de Saúde de Curvelo, Raphael Drummont Schlegel e o Prefeito, Luiz Paulo (PP), durante vídeo que anunciou uma melhora nos índices da pandemia no município.

Na última sexta-feira (23) o Comitê Covid-19 deliberou pela flexibilização da "onda vermelha" do Minas Consciente, programa do Estado que regula a retomada da economia durante a pandemia de Covid-19. A medida permite o funcionamento de atividades de alguns setores da onda amarela, mas mantém a proibição da venda de bebidas alcoólicas. As medidas foram publicadas através do decreto municipal 4.567, de 23 de abril de 2021.

A decisão do comitê foi justificada por uma melhora nos indicadores, entre eles o número de casos confirmados semanalmente e o número de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), no município. A informação foi compartilhada nas redes sociais da Prefeitura de Curvelo, em uma série de imagens explicando de forma didática as novas medidas de flexibilização.

NOVAS MEDIDAS DE FLEXIBILIZAÇÃO NA ONDA VERMELHA Com a melhoria dos indicadores, o comitê Covid-19 deliberou nesta...

Publicado por Prefeitura Curvelo em Sexta-feira, 23 de abril de 2021

Segundo as alterações, fica permitida a entrada de clientes em estabelecimentos comerciais, respeitado o limite de 20% da capacidade de cada estabelecimento, com distância linear de 3m, metragem referência de 10m² por pessoa; Bares e restaurantes poderão prestar atendimento no local até às 23h, respeitado o limite de 20% da capacidade de cada estabelecimento. Ficam vedados música ao vivo e venda e/ou consumo de bebida alcoólica. O sistema de delivery continua permitido sem restrição de horário; Outras atividades poderão ser realizadas, desde que atendidos os protocolos sanitários da Onda Vermelha do programa Minas Consciente.

Poucos minutos após a publicação da prefeitura sobre as medidas de flexibilização, o prefeito Luiz Paulo (PP) publicou um vídeo em suas redes sociais para anunciar o que ele classificou como uma "drástica redução no número de casos confirmados semanalmente". Ao lado do secretário de saúde, Raphael Drummont Schlegel, em um vídeo com trilha e falas otimistas, Luiz Paulo  (PP) comparou a semana com o maior índice de casos confirmados na cidade desde o início da pandemia, de 13 a 19 de março de 2021, com a semana atual. Como esperado, na comparação feita pelo prefeito houve uma queda significativa, foram 265 casos contra 110 da última semana, quase 60% de redução.

REABERTURA DO COMÉRCIO E DIMINUIÇÃO DOS CASOS DE COVID Com a redução dos casos positivos e redução das internações, vamos conseguir dar dois passos importantes nesta semana. Confira: - Permitir a entrada de clientes em estabelecimentos comerciais, respeitado o limite de 20% da capacidade de cada estabelecimento, com distância linear de 3m, metragem referência de 10m² por pessoa; - Autorizar que prestem atendimento no local até as 23h, respeitado o limite de 20% da capacidade de cada estabelecimento. É vedado música ao vivo e venda e/ou consumo de bebida alcoólica. O sistema de delivery continua permitido sem restrição de horário; Para mais detalhes, confira as informações na rede oficial da prefeitura: Prefeitura Curvelo Vamos trabalhar juntos para que a saúde ande lado a lado com economia. Pedimos a união e conscientização de todos, para que a gente continue avançando!

Publicado por Luiz Paulo (PP) em Sexta-feira, 23 de abril de 2021

No entanto os progressos anunciados pela Prefeitura de Curvelo comparam a situação da última semana com a pior fase já enfrentada pela cidade na pandemia. Na realidade os números são similares aos da primeira semana de março, quando entre os dias 6 e 12 a cidade registrou 109 casos confirmados para Covid-19. Prevendo um grande aumento nos índices, no dia 12 de março a prefeitura já anunciava medidas mais duras no combate a pandemia, se antecedendo a Onda Roxa, que só seria imposta pelo estado cinco dias depois. Na época o prefeito também fez uma publicação em suas redes sociais em que dizia preferir perder sua popularidade, apoio e até o respeito de muitos do que colocar a vida dos curvelanos em "extremo risco". 

PRECISAMOS PRESERVAR VIDAS CURVELANAS! E não medirei esforços para que isso aconteça. Estamos vivendo um tempo muito...

Publicado por Luiz Paulo em Sexta-feira, 12 de março de 2021

Na semana posterior ao dia 12, como previsto, o número de casos subiu e fechou com 265 pacientes confirmados para a doença. Desde então, com as medidas adotadas e pela imposição da onda roxa, os números foram diminuindo gradativamente até voltarem para os índices anteriores a esse grande aumento de casos registrados em março. Os números podem ser conferidos na imagem abaixo, exibida na última reunião do comitê covid-19 e também mostrada brevemente no vídeo divulgado pelo prefeito Luiz Paulo (PP) na última sexta-feira (23).

Gráfico de casos confirmados por semana entre os dias 20/02 e 23/04

Curvelo entrou para a Onda Vermelha no dia 11 de janeiro, desde então o município não progrediu mais no plano de flexibilização do estado. A cidade já registrou três vezes mais mortes pela doença em 2021 do que em todo o ano de 2020, foram 40 mortes registradas até o dia primeiro de janeiro deste ano, hoje já são 163 vítimas fatais na cidade, segundo dados extraídos dos respectivos boletins diários divulgados pela prefeitura do município.

Para efeito de comparação, no Brasil, o número de mortes por Covid-19 em 2021 só ultrapassou o de 2020 no último domingo (25), segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Enquanto isso o município de Curvelo-MG já triplicou suas mortes em comparação com o ano passado. Só nos primeiros quatro meses de 2021, a cidade já registrou mais casos confirmados para o novo coronavírus do que em todo o ano anterior.

Vacinômetro



Através do "Vacinômetro", a Prefeitura Municipal de Curvelo divulga em suas redes sociais dados atualizados sobre a vacinação da população contra a Covid-19. Segundo os dados da última publicação, com informações atualizadas até o último dia 22 de abril, Curvelo já tinha vacinado 14,6% de sua população. No mesmo informe aparecem as informações do Estado de Minas Gerais, com 12,97% da população. Já no Brasil, 13% da população foi vacinada contra o novo coronavírus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.