Últimas notícias

PA de Curvelo será reformado com verba de reparação socioeconômica


Com emissão de ordens de início neste mês, mais duas obras em unidades de Saúde devem sair do papel e beneficiar a população de duas cidades que integram a Bacia do Paraopeba: Caetanópolis e Curvelo. 

Em Caetanópolis, o Hospital Dr. Pacífico Mascarenhas será reformado e reestruturado. Ele é o único do município e atende cerca de 20 mil pessoas por ano. Além de pacientes de Caetanópolis, moradores de Araçaí, de Cordisburgo, de Paraopeba e de dois distritos de Curvelo também utilizam a unidade.

Segundo a Secretaria de Comunicação do estado, o prazo para conclusão do projeto de engenharia (executivo) é de um ano e três meses. O custo estimado para esta etapa é de R$ 594 mil. Conforme o termo judicial, a Vale é obrigada a executar os dois projetos.

Já em Curvelo, a reforma vai ser feita na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal Dr. Márcio Carvalho Lopes, no bairro Tibira. Cerca de 40 mil pacientes são atendidos por ano no local. A mineradora tem nove meses para concluir o projeto de engenharia para as obras de reforma e ampliação da unidade de saúde. O custo estimado para elaboração do documento é de R$ 718 mil. 

Reparação socioeconômica


Curvelo e Caetanópolis são municípios da Bacia do Rio Paraopeba considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25/1/2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

Ambos os projetos são referentes ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação e foram definidos após Consulta Popular, realizada nos 26 municípios atingidos. Com estas novas ordens de início, Caetanópolis e Curvelo passam a contar, cada um, com dez iniciativas para fortalecimento dos serviços públicos em execução.

O andamento dos projetos é acompanhado pela auditoria socioeconômica da Fundação Getulio Vargas (FGV) sob fiscalização dos compromitentes Governo de Minas , Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.