Segundo Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika divulgado nesta terça-feira (04), a cidade de Curvelo-MG notificou 714 casos de dengue; 803 casos e 03 óbitos em investigação de Chikungunya; além de 1 caso de Zika Vírus.
De acordo os dados da Vigilância das Arboviroses em Minas Gerais, no ano de 2022 foram notificados 387 casos de dengue e 9 casos para Chikunguya em Curvelo. Em comparação com o ano de 2022 e 2023, Curvelo teve um aumento de 84.49% no número de casos notificados para dengue e 8822.22% para Chikunguya.
Em nota, a Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curvelo, informou que várias ações estão sendo tomadas para o combate das doenças na cidade. "A Prefeitura de Curvelo, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental em Saúde vem desenvolvendo várias ações de mobilização, conscientização e prevenção de vetores e combate ao Aedes Aegypti. Neste contexto, destacam-se os trabalhos educativos nas escolas municipais; propaganda volante com carro de som; mutirões de limpeza com a participação da comunidade escolar e população em geral na Rua Açucena, Ponte Nova, Carmelita Arrieiro, Ipiranga, Santa Filomena, Bela Vista e Centro; monitoramento de vetores; recolhimento de aproximadamente 32 toneladas de pneus em terrenos baldios e domicílios; ação de “Pente Fino” em áreas com notificações de dengue; ampliação da cobertura de visita domiciliar para 82% das residências; aplicação do fumacê em todas as regiões da cidade com dois veículos atuando simultaneamente; além de realizar o ingresso forçado com apoio da Polícia Militar, em alguns imóveis onde há recusa para o controle do Aedes aegypti. Além disso, para casos suspeitos, a Rede Municipal oferta Teste Rápido para Dengue em todas as unidades de Saúde e teste de Sorologia e Biologia Molecular para Dengue e Chikungunya."
Em Minas Gerais
De acordo com o boletim Nº 279 – Semana Epidemiológica 13/2023, em Minas Gerais foram 162.626 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 61.743 casos foram confirmados para a doença. são 24 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 83 óbitos em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 41.304 casos prováveis da doença, dos quais 13.757 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados sete óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 16 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 200 casos prováveis. Há 14 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.
Ainda de acordo com o boletim, em relação a Chikungunya, fazendo um comparativo de casos, em 2022 foram 13.139 pessoas com a doença, já em 2023 até o momento foram notificados 61.743 casos. Já o comparativo de casos de dengue, Minas teve em 2022 91.157 casos e 2023 até o momento, 162.626 casos.
Os dados foram obtidos através da Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato