Últimas notícias

Mart Minas, DOM Atacadista e Cemig assinam acordo de autoprodução de energia


Em uma iniciativa pioneira no estado de Minas Gerais, a Cemig e o Mart Minas, líder no segmento do Atacarejo em Minas, firmaram um histórico contrato de autoprodução de energia. Este acordo, estabelecido no Mercado Livre de Energia, representa um marco na busca por fontes energéticas renováveis e sustentáveis para o abastecimento de grandes redes varejistas.

O contrato prevê o arrendamento de parte do parque solar fotovoltaico da UFV Jusante, localizado em São Gonçalo do Abaeté (MG), para a autoprodução de 20 megawatts de energia renovável a partir de Maio de 2024. Esta energia será destinada a abastecer 62 lojas do Mart Minas e 19 lojas do DOM Atacadista, que fazem parte do mesmo grupo e estão localizadas no estado do Rio de Janeiro.

A autoprodução de energia é uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, permitindo que empresas gerem sua própria eletricidade através de fontes limpas e sustentáveis, como a solar, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Este modelo não apenas promove a independência energética, mas também contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Ao se tornarem os primeiros clientes supermercadistas a adotar a autoprodução de energia elétrica, o Mart Minas e o DOM Atacadista reforçam seu compromisso com a eficiência operacional e a sustentabilidade ambiental. Segundo Matheus Neves, diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, "essa decisão demonstra o compromisso da empresa não apenas com a eficiência operacional, mas também com a sustentabilidade".

Por sua vez, Dimas Costa, vice-presidente de Comercialização da Cemig, destaca as vantagens desta parceria para ambas as partes: "Com este acordo, o Mart Minas terá redução de custos e previsibilidade dos gastos, podendo investir na autoprodução e garantir a autossuficiência energética".

Além dos benefícios econômicos, o contrato de autoprodução de energia contribuirá para a redução das emissões de CO2 do grupo, representando um passo significativo em direção à descarbonização de suas operações.

O investimento na construção do parque solar fotovoltaico está estimado em R$ 377 milhões e foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Mart Minas, o DOM Atacadista e a Cemig. Este projeto não apenas reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico da região.

Fundado há 22 anos, o Mart Minas se destaca como uma das principais redes de atacado e varejo do país, com 62 lojas em operação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Já o DOM Atacadista, adquirido pelo Mart Minas em 2022, possui 19 lojas no estado do Rio de Janeiro.

Por sua vez, a Cemig é o maior grupo de distribuição de energia da América do Sul, com presença em 26 unidades federativas do Brasil. Reconhecida por sua liderança no Mercado Livre de Energia e pelo compromisso com a sustentabilidade, a Cemig destaca-se como uma parceira na construção de um futuro mais limpo e sustentável para todos.

Com essa parceria inovadora, o Mart Minas, o DOM Atacadista e a Cemig reafirmam seu compromisso com a sustentabilidade e dão um importante passo em direção a um modelo energético mais eficiente e responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.