Na manhã do dia 12 de agosto de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou uma operação em Curvelo/MG, visando desmantelar uma organização criminosa especializada em roubos a empresas e residências que comercializam pedras semi-preciosas, especificamente cristais. A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, dando continuidade a investigações iniciadas em janeiro deste ano.
Início das Investigações
As investigações começaram após um assalto a uma residência em Curvelo, onde uma quantia significativa em dinheiro foi roubada. A partir desse crime, a polícia conseguiu reunir provas que levaram à identificação de parte dos envolvidos em outro assalto, ocorrido em 1º de maio de 2024, desta vez contra uma empresa que comercializa cristais na região.
Nesse segundo crime, quatro indivíduos armados invadiram a empresa ARP Cristais, renderam um funcionário e roubaram uma grande quantidade de cristais. Após o roubo, os investigadores realizaram diversas diligências com o apoio do serviço de inteligência da Delegacia Regional de Curvelo, o que permitiu a identificação dos quatro autores do crime. Os mandados de prisão contra eles foram emitidos pelo Poder Judiciário.
Operação do Dia 12/08/2024
No dia da operação, as equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Curvelo receberam a informação de que o grupo criminoso estava transportando parte de uma carga de cristais roubada no dia 8 de agosto de 2024. Na ocasião, uma carreta com aproximadamente 27 toneladas de cristais foi interceptada na BR-135, e toda a carga foi roubada. O veículo foi encontrado no dia seguinte em uma área rural às margens da BR-040, e o motorista foi liberado pelos criminosos horas após o crime.
Os policiais, então, se dirigiram ao local onde o transporte dos cristais roubados estava ocorrendo e localizaram um veículo já conhecido por estar envolvido em outros roubos na região. Durante a abordagem, dois suspeitos com mandados de prisão em aberto foram detidos, um deles tentou destruir seu celular e fugir, mas foi contido. Um terceiro indivíduo, que até então não havia sido identificado, também foi preso. Dentro do veículo, os policiais encontraram três sacos de cristais e um gerador de energia.
Desdobramentos e Apreensões
A operação continuou com o cumprimento de outro mandado de prisão em uma residência. Ao perceber a chegada da polícia, o suspeito fugiu, mas os policiais encontraram sete sacos de cristais ao lado de sua casa. A vítima do roubo do dia 8 de agosto compareceu ao local e reconheceu os cristais como sendo de sua propriedade. Um terceiro suspeito foi localizado e preso em sua residência.
Durante as buscas, um dos detidos indicou onde estava escondida parte da carga roubada. A polícia encontrou aproximadamente 10 toneladas de cristais no local indicado. Todo o material foi apreendido e reconhecido pela vítima, totalizando um montante significativo de cristais recuperados.
Resultados da Operação
A operação foi considerada um sucesso pela Polícia Civil, com a apreensão de cerca de 10 toneladas de cristais roubados, R$ 38 mil em dinheiro e quatro veículos utilizados nos crimes. As investigações continuam para desmantelar completamente a organização criminosa que atuava na região.
Os presos foram encaminhados ao presídio local e estão à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue trabalhando para esclarecer todos os crimes praticados pelo grupo em Curvelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato