Na tarde da última segunda-feira (11), moradores de Curvelo relataram uma série de picos de energia elétrica que impactaram diversas regiões da cidade. Além disso, vários bairros — incluindo o Centro, Palmeiras, Maria Amália, Bela Vista, Residencial Lourdes e Guimarães Rosa — apresentaram problemas no abastecimento de água, alguns até enfrentando falta total de fornecimento. A situação se manteve instável na terça-feira, causando transtornos à população.
Em resposta aos eventos, a Rádio Centrominas entrou em contato com a Cemig e a Copasa, responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica e água no município, para esclarecimentos sobre o ocorrido.
Posicionamento da Cemig
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que um mico foi o responsável por causar um curto-circuito ao partir um cabo da rede elétrica no bairro Vale dos Pinheiros na manhã de segunda-feira. O incidente provocou a interrupção de energia para alguns clientes próximos e afetou a estabilidade da rede elétrica em outras áreas da cidade, resultando nos picos de energia sentidos pela população.
Posicionamento da Copasa
Já a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) explicou que o problema no fornecimento de água foi uma consequência direta do rompimento dos cabos de energia que alimentam a unidade de captação de água situada na saída para Inimutaba, também no Vale dos Pinheiros. O rompimento ocorreu às 10h30 da manhã, e, com o restabelecimento da energia às 18h30, a operação foi retomada, mas ainda não estabilizada.
A unidade afetada é responsável por cerca de 60% da produção de água de Curvelo, e o problema voltou a ocorrer por volta das 20h30, quando um novo curto-circuito resultou na queima de alguns equipamentos. Uma equipe terceirizada da Cemig foi acionada durante a madrugada, mas, devido à complexidade da situação, foi necessário envolver uma equipe especializada para a substituição dos equipamentos queimados. Após os reparos, realizados na manhã de terça-feira, o sistema de captação foi reativado às 11h.
De acordo com a Copasa, o abastecimento em Curvelo deve retornar gradualmente ao longo do dia e se normalizar completamente até o início da noite de terça-feira.
Impacto e Expectativas para Normalização
Os moradores de Curvelo, principalmente daqueles bairros que sofreram com a falta de água e picos de energia, aguardam ansiosamente o restabelecimento completo dos serviços. A normalização depende do funcionamento pleno do sistema de bombeamento, que é interligado e deve estabilizar o abastecimento de água em todas as regiões da cidade ao longo desta terça-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato