Últimas notícias

Reportagem revela vandalismo em gruta na região de Curvelo

Lapa das Quatro Bocas, em Curvelo-MG

Em uma reportagem publicada pelo jornal Estado de Minas neste domingo (12), o enviado especial Mateus Parreiras revelou que vem acontecendo ações de vandalismo em gruta recém redescoberta em Curvelo-MG.

Em novembro deste ano, uma das primeiras cavidades rochosas descritas pelo paleontólogo Peter Lund, redescoberta em março, conhecida como Lapa das Quatro Bocas, foi declarada patrimônio pela Prefeitura Municipal de Curvelo. A ação foi parte de um processo de conscientização e preservação da estrutura natural. Segundo a reportagem veiculada pelo jornal Estado de Minas, no mesmo mês vândalos riscaram seus nomes em uma das entradas da formação. 

Ainda segundo a matéria, no entorno da cavidade foi possível encontrar muito lixo e até mesmo pedaços rasgados de roupas, o que sugere visitações não autorizadas e de potencial predatório. Segundo informações, o mesmo tem sido constatado em cidades vizinhas, há relatos de excursões que invadem propriedades particulares. Segundo denúncias, os invasores alugam sítios e ranchos próximos para a organização de eventos clandestinos, marcados através das redes sociais.

Para a reportagem do Estado de Minas, a Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo de Curvelo afirmou que estuda medidas, inclusive legais, contra as ações de vandalismo no local. Os danos podem ser classificados como crime ambiental, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção e multa, já o crime de dano contra o patrimônio público, previsto no artigo 163 do código penal, tem pena de detenção de 6 meses a 3 anos e multa, além de uma pena correspondente ao crime praticado. 

Secretário de Cultura do Município
em visita ao local em agosto de 2021.
(Foto/Reprodução: instagram.com/@alairoliveira)

Para a reportagem do Estado de Minas, o secretário de cultura de Curvelo, Alair Oliveira, informou que a melhor forma de preservar as cavernas desses ataques é com ações como o tombamento. "É uma forma de proteger e valorizar o patrimônio. Desde a redescoberta da gruta, vimos promovendo uma série de ações de conscientização para a população e para os moradores do entorno da gruta, além de capacitação para educadores do município. Essas ações serão rotina nos próximos anos" - afirmou o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.