Últimas notícias

Onda de Calor: Economia de energia em tempos de temperaturas elevadas

Enquanto o calor castiga o Brasil com temperaturas até 5 ºC acima da média histórica, a busca por maneiras de refrescar os ambientes se intensifica. No entanto, esse esforço para manter a frescura pode acarretar em um aumento significativo no consumo de energia elétrica. Diante desse cenário, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) oferece dicas valiosas para garantir o conforto térmico sem pesar no bolso.

Segundo o setor de Meteorologia da Cemig, o sol continua dominante em grande parte de Minas Gerais, embora áreas de instabilidade tragam consigo tempestades isoladas, principalmente entre o Noroeste, Triângulo, Centro, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Apesar das tempestades, o calor persiste, com temperaturas atingindo valores próximos a 34°C na maior parte do estado, sendo ligeiramente mais amenas no Sul de Minas, com máximas em torno dos 30°C. A expectativa é de que as temperaturas diminuam a partir da próxima quarta-feira com a chegada de uma frente fria.

O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, ressalta a importância de adotar práticas que garantam o conforto térmico sem elevar drasticamente o consumo de energia. Para aqueles que utilizam ar-condicionado, ele recomenda atenção ao tempo de utilização e a escolha de aparelhos eficientes, preferencialmente com classificação "A" pelo Inmetro.

Batista destaca que os modelos Split, especialmente os equipados com tecnologia inverter, são mais eficientes no consumo de energia. Ele sugere manter o ambiente fechado, usar cortinas ou persianas para bloquear a luz solar e ajustar a temperatura do ar-condicionado para 23 ou 24 graus, a fim de otimizar o consumo.

Para quem opta pelo ventilador, uma alternativa mais acessível, é essencial controlar o tempo de utilização. Batista alerta que, apesar de consumir menos energia, um uso prolongado pode resultar em aumento significativo na conta de luz. Ele sugere manter a casa ventilada, abrindo portas e janelas para permitir a circulação de ar.

Além dos equipamentos de refrigeração, o consumo de energia pode ser reduzido com práticas simples. Batista destaca a importância de verificar a borracha de vedação da geladeira e ajustar o termostato conforme a temperatura ambiente. Também ressalta a possibilidade de economia ao ajustar o chuveiro elétrico para a posição "verão", reduzindo sua potência em até 30%.

Em tempos de calor intenso, é essencial buscar formas inteligentes de refrescar os ambientes sem comprometer o orçamento familiar. Com dicas simples e eficazes da Cemig, é possível desfrutar do conforto térmico sem enfrentar surpresas desagradáveis na conta de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.