Últimas notícias

Vereador denuncia possível falta de transparência e irregularidades por parte da prefeitura de Curvelo


Na última reunião ordinária da Câmara Municipal ocorrida na última segunda-feira (11), o vereador Humberto Freire (UNIÃO), fez uma série de denúncias preocupantes sobre a falta de transparência e gastos duvidosos por parte da administração municipal. Durante sua fala inicial, Freire destacou segundo ele diversas irregularidades que vêm prejudicando a população e exigindo uma prestação de contas mais rigorosa por parte das autoridades.

"A falta de transparência prejudica nossa cidade", afirmou o vereador, ressaltando a defasagem no portal de transparência municipal. "A política do nosso município também acompanha de perto e muitas vezes a gente faz os pedidos de informações e não chega na nossa cidade e a gente tem que ir lá aonde está sendo divulgado o portal de transparência do nosso município que faz desde o dia 3 de setembro que está desatualizado, onde a informação nós temos lá no dia 3 de setembro. Já é um descaso com essa casualidade e também com toda a população governando, uma vez que as informações estão totalmente defasadas."

Uma das denúncias mais graves apresentadas pelo vereador diz respeito a gastos considerados desnecessários pela gestão municipal. Segundo Freire um contrato firmado com uma empresa de São Paulo para a realização de projetos arquitetônicos em parques e jardins da cidade, no valor de 316.166 reais. "Como é que a nossa prefeitura existe o departamento de engenharia, capazes de fazer com engenheiros, com arquitetos, contratados, são muito, são efetivos pela prefeitura, e a prefeitura está aqui contratando uma empresa, para poder fazer os trabalhos, os serviços arquitetôrios de parques e jardins da nossa município."

Outro ponto levantado foi o caso da ponte que dá passagem ao bairro Vila de Lourdes, onde a prefeitura gastou 360 mil reais em um projeto que não foi concretizado. "Não pode fazer, porque é a mesma negação do Ministério Público, se a prefeitura existe, o departamento de engenharia, por que tem que pagar? Aí o doutor Afonso, por ter tido em pegar o projeto, que custava 600 mil, indoaba a prefeitura, e até hoje, nem esse projeto foi colocado em pauta, não fez a ponte."

Além disso, Freire destacou gastos questionáveis com a compra de grama sintética para campos e parques, no valor de 1 milhão e 559 mil reais, enquanto áreas prioritárias como saúde e educação sofrem com a falta de investimento. "Tem que fazer os parquinhos, tem que fazer, tem que fazer os campinhos, tem que fazer, mas tem que priorizar primeiro, é a boa que é, é a sociedade."

O vereador enfatizou a importância de uma atuação mais transparente e responsável por parte das autoridades municipais. "A população não tem como chegar, e aqui não adianta falar que o segredo vai receber a população, o prefeito vai receber, isso é lenda, não é sério, não é sério, não contém vaga, e é velho, e não adianta lhe falar que que é sério, que não é verdade, eu falo porque eu já contei vaga, porque se fosse eu tentaria e não consegui."

Diante dessas graves denúncias, o vereador afirmou que tomará medidas cabíveis para garantir a transparência e o uso adequado dos recursos públicos. "Eu fiz um pedido de informação, e já que não entregou, já vou denunciar, não vai no Ministerio Público não, já vou entregar no Tribunal de Contas, ainda esse mês, a prestação de contas que foi inventada esse vereador. É um absurdo a maneira que está sendo gasto o dinheiro nosso, dinheiro seu, dinheiro meu, dinheiro de nós que pagamos impostos. Isso é um absurdo, isso não pode acontecer."

Entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Curvelo, através da Secretária Municipal de Comunicação solicitando esclarecimentos sobre a defasagem no portal de transparência municipal desde o dia 3 de setembro, o contrato com uma empresa de São Paulo para projetos arquitetônicos em parques e jardins da cidade, bem como sobre os gastos questionáveis mencionados pelo vereador Humberto Freire durante a última reunião da Câmara Municipal foi encaminhado a nossa equipe a nota abaixo:

Nota de esclarecimento

No que se refere à transparência da gestão, a Administração Municipal tem sido, ao contrário do que declara o vereador em questão. Informamos ainda que, desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Curvelo implantou medidas para aumentar a transparência, a prestação de contas e, também, os investimentos em todas as secretarias muncipais. Portanto, sobre os casos narrados no e-mail, tratam-se de afirmações vagas e realizadas, justamente, em um ano eleitoral. Havendo qualquer caso concreto para exemplificar, estamos 100% à disposição para esclarecimentos.

A comunicação da prefeitura se absteve de informar os motivos pelos quais as informações não estão sendo passadas para o Portal da Transparência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.